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sábado, 15 de janeiro de 2011

Rick Astley ( Sensação Pop do Eclético )

Uma das sensações pop do eclético período entre as décadas de 80 e 90, Rick Astley começou sua carreira em 1985 influenciado pelo soul e pela disco music. Ele era baterista de um grupo de soul chamado FBI, quando foi descoberto pelo produtor musical Peter Waterman, que o convenceu a se mudar para Londres. Devido ao timbre "soulful" de sua voz, durante muito tempo as pessoas achavam que Rick era negro e que ele apenas se limitava a fazer dublagens de suas canções nos videoclipes que fazia. O encarregado por desfazer essas falsas acusações foi seu irmão Mark Astley.



Rick Astley alcançou o topo das paradas de sucesso com o single "Never Gonna Give You Up", que o deixou internacionalmente conhecido, aos 21 anos, em 1987. O single foi o mais vendido no Reino Unido naquele ano e Rick foi o segundo cantor mais jovem do Reino Unido a emplacar um single de estréia em primeiro lugar. O primeiro a conseguir tal feito foi George Michael aos 20 anos, em 1986, com "Careless Whisper". Seu álbum de estréia, intitulado Whenever You Need Somebody, o qual continha "Never Gonna Give You Up" também chegou ao número 1 das paradas britânicas e, no ano seguinte, em 12 de Março de 1988 o álbum chegou ao topo das paradas norte-americanas ao mesmo tempo em que outro single "Together Forever" também conquistava o primeiro lugar. Segundo a RIAA - (Recording Industry Association of America) - Whenever You Need Somebody vendeu, ao todo, mais de 2 milhões de cópias.



No ano seguinte, 1988, Rick lança Hold Me in Your Arms, álbum que continha as canções "She Wants To Dance With Me", "Dial My Number", "Take Me To Your Heart" e o single de maior sucesso, "Hold Me In Your Arms" que batizou o disco. Logo após, em fins dos anos 80, Rick se separou de seus produtores Michael Stock, Matt Aitken e Pete Waterman, responsáveis pelo descobrimento de artistas pop e dance, como Kylie Minogue, Bananarama, Samantha Fox e Jason Donovan e que o produziam desde o início de sua carreira. Em 1991, Rick lança seu terceiro álbum, intitulado Free (menos dance e com um ritmo mais soul), mas que não repetiu o estrondoso êxito de Whenever You Need Somebody. O álbum, porém, obteve sucesso graças a canções como "Cry For Help", "Never Knew Love" e "Behind the Smile".



Em 1989, Rick foi indicado ao Grammy Award na categoria Melhor Novo Artista do Ano, mas perdeu o prêmio para Tracy Chapman. Após dois álbuns de muito sucesso, na Europa e Estados Unidos, Astley cansou da linha de produção imposta por seus produtores. Passou a compor e produzir seus próprios discos, abandonou um pouco o lado dançante e mergulhou fundo em sua verdadeira paixão musical, a soul music.



Rick ficou sem lançar material inédito até 1993, quando lançou Body And Soul, álbum mais carregado de soul e que não fez sucesso como os demais, mas que emplacou dois hits: The Ones You Love e Hopelessly. Após o lançamento de Body And Soul, Rick entrou em um hiato de quase 10 anos. Sua volta ao mundo da música deu-se em 2002 com o álbum de estúdio carregado de remixes Keep It Turned On, no qual encontra-se o hit Sleeping.



Em 2005, Rick lança Portrait, álbum em que ele faz covers de seus clássicos preferidos do soul. Portrait traz canções como Vincent (Starry Starry Night), de Don McLean, Close to You, composição de Burt Bacharach, mas que ficou mundialmente conhecida na voz da dupla The Carpenters e Nature Boy, de Eden Ahbez.



Estima-se que Rick Astley tenha vendido mais de 40 milhões de discos (incluindo singles, álbums e compilações).



Em 2008 Rick Astley é indicado pela primeira vez no EMA (Europe Music Awards) da MTV, e vence a categoria Best Act Ever, embora não tenha comparecido na entrega do prêmio.

Fonte : Wikipedia






Se há uma banda Pop Eletrônico inesquecível ??? New Order !!!

New Order é uma banda de rock e música eletrônica inglesa formada em Manchester no ano de 1980 pelos ex-integrantes do grupo Joy Division logo após o suicídio do vocalista Ian Curtis. É considerada por muitos um dos grupos pioneiros na união do rock com ritmos eletrônicos dançantes (principalmente a disco music sintetizada de Giorgio Moroder e o eletropop). Tanto por meio de sua música quanto através da sua própria casa noturna, a Haçienda, que inauguraram em 1982, foram um dos nomes da música popular que mais contribuíram para a difusão da música eletrônica, ao lado de bandas como os Depeche Mode e os Pet Shop Boys.



Sua formação atual inclui Bernard Sumner (vocais, guitarra), Stephen Morris (bateria) e Phil Cunningham (guitarra, sintetizadores). Em 2001, a tecladista/guitarrista Gillian Gilbert (entrou em 1980, casada com Stephen Morris) saiu da banda devido a problemas familiares, e em 2007 Peter Hook anunciou sua saída da banda devido a desentendimentos com Bernard e Stephen.

Inicio e Movement

Formados no início da década de oitenta em Manchester (Inglaterra), os New Order eram constituídos inicialmente por três membros dos Joy Division, cuja carreira foi prematuramente interrompida com o suicídio do vocalista Ian Curtis, em maio de 1980. Os membros remanescentes dos Joy Division, Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) decidiram continuar, apesar da tragédia, e optaram por mudar o nome para New Order, denominação que deveria passar a ideia de mudança e renascimento, mas que despertou suspeitas entre os jornalistas sobre as filiações políticas do grupo ("Nova Ordem" era o que Adolf Hitler pretendia impor à humanidade caso tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial). Entretanto, mais tarde o livro "24 Hour Party People", de Tony Wilson, revelou que o nome era uma referência ao Khmer Vermelho e foi sugerido pelo empresário da banda na época, Rob Gretton, após ter assistido na TV um documentário sobre a revolução no Camboja. Especula-se também que a escolha do nome poderia ter sido uma homenagem aos The Stooges, embrionário grupo proto-punk norte-americano, que foi uma grande influência no som da banda quando ainda se chamavam Joy Division. New Order foi o nome dado pelo guitarrista Ron Asheton ao seu novo conjunto depois que os Stooges foram desativados com a saída definitiva do vocalista Iggy Pop.

Em junho de 1980, Sumner, Hook e Morris fizeram a sua primeira gravação de estúdio acompanhados por Kevin Hewick. A faixa resultante desse trabalho, Haystack, foi editada na coletânea From Brussels With Love. A canção foi uma das primeiras a fazer parte do novo material que o trio vinha compondo logo após a morte de Ian Curtis. Uma segunda música, A Piece of Fate, também foi gravada com a participação de Hewick, mas este fonograma nunca viu a luz do dia. Kevin produziu esta faixa ao longo dos anos e ela foi lançada pelo cantor em 1993 com o nome No Miracle. No mês seguinte, a banda faria algumas gravações no famoso estúdio da banda Cabaret Voltaire, o Western Works, em Sheffield (UK). As famosas Western Works Demos continham uma música que vinha sendo trabalhada ainda com os Joy Division (Ceremony, que na demo aparece cantada por Stephen Morris) e, ainda, mais três faixas totalmente novas (Truth, Dreams Never End e Homage).

Após algumas apresentações ao vivo como trio, Gillian Gilbert foi integrada à banda para tocar teclados e guitarra, enquanto Bernard Sumner se consolidava no posto de vocalista, ocasionalmente divido com Peter Hook. Gillian fez sua primeira participação no grupo quando ainda se chamavam Joy Division: num concerto em Liverpool, por causa de um acidente em que Sumner feriu a mão, ela substituiu-o na guitarra.

O primeiro single dos New Order, lançado em 1981, continha duas músicas escritas ainda nos tempos dos Joy Division, mas que ainda não tinham sido terminadas por causa da morte de Curtis: "Ceremony" e "In a Lonely Place". Em setembro do mesmo ano, pela Factory Records, editora independente que os abrigava desde 1978, lançam o compacto "Procession", que antecedeu o lançamento de "Movement", o primeiro álbum, em novembro.

Power, Corruption and Lies; Low Life e Brotherhood

Os New Order foram os pioneiros na ligação da música electrónica ao Rock. Revolucionaram a que é hoje conhecida como Dance Music. Com o disco Power, Corruption and Lies, de 1983, eles mudaram de direcção musical, distanciando-se de vez da sombra de Ian Curtis e partindo para músicas mais dançantes, inspirados pelos Kraftwerk, Afrika Bambaata, Disco Music e Giorgio Moroder. A partir desse disco, a banda também adoptou uma postura mais abstracta nas letras, num oposto ao lirismo desesperado de Ian Curtis. Os singles desse ano foram Blue Monday e Confusion (uma música com uma batida hip-hop muito forte). No ano seguinte, mais dois grandes singles - Thieves Like Us e The Perfect Kiss.

Low Life, de 1985, traz alguns sucessos da banda como Perfect Kiss (clip esse que foi realizado por Jonathan Demme). Em 1986, foi lançada uma das músicas mais famosas do quarteto, Bizarre Love Triangle, no disco Brotherhood.

Com 7 minutos e meio de duração, Blue Monday é o single de maior duração que já alcançou os tops britânicos. É conhecido como o single mais vendido da história musical, mas a Factory não era membro da Indústria Fonográfica Britânica e, sendo assim, não puderam receber um disco de ouro. Apesar disso, a Companhia dos "Tops" do Reino Unido estima que as vendas ultrapassaram um milhão de cópias no Reino Unido.


Blue Monday é considerada como uma das músicas mais importantes da cena eletrônica dos anos 80 por misturar o Synthpop com influências da cena de clubes de Nova York. O produtor Arthur Baker, da tal cena, colaborou no single seguinte, Confusion.

Substance e Technique

Em 1987 a banda lançou seu disco mais famoso, a coletânea Substance (no ano seguinte seria lançada uma coletanea do Joy Division com o mesmo nome). O disco contém todos os singles lançados até aquele momento. Músicas como Bizarre Love Triangle e Sub-Culture são as versões do single, diferentes das versões dos respectivos álbums. A banda entrou, naquela época, em uma nova fase, com um som mais pop e limpo com singles como True Faith e Touched By The Hand Of God.

O disco Technique, de 1989, é , para muitos, um retrato fiel do auge da acid house. O disco foi concebido na época em que a casa noturna Hacienda da gravadora do New Order, a Factory Records, estava sendo invadida pela Acid House. World In Motion, primeiro single do New Order a alcançar #1 nas paradas britânicas, foi feita para a Seleção Inglesa de Futebol sob o nome de NewEnglandOrder, e lançada em 1990 para a Copa do Mundo daquele ano, na mesma época em que Bernard Sumner formava a banda paralela Electronic com o guitarrista dos The Smiths, Johnny Marr. Peter Hook também acabou formando um projeto paralelo chamado Revenge.

Republic e pausa

Republic foi lançado em 1993 após a saída do New Order de sua gravadora, a Factory Records, e mostra um New Order já um tanto desgastado. O single Regret foi um hit nos E.U.A.. Após esse disco, os integrantes pararam as atividades do New Order e cada um foi trabalhar em seus projetos paralelos: Bernard com o Electronic, Peter com o Revenge (ou Monaco) e os "outros dois", Steve e Gillian, formaram o Other Two.

Em 1994 a coletânea The Best Of New Order foi lançada com vários dos singles do Substance, mais algumas faixas mais recentes. Em 1998 a banda voltou à ativa e voltou a tocar músicas do Joy Division como "Transmission" e "Atmosphere".

Get Ready e Waiting For The Siren's Call

Em 2001 a banda lançou o disco Get Ready e o que se notou foi uma grande mudança na parte músical, mais focada na guitarra do que nos teclados, como mostra os singles Crystal e 60 MPH. Billy Corgan do Smashing Pumpkins participa da música Turn my way e também da turne do disco.

Em 2005 a banda lançou Waiting For The Siren's Call, um disco que repete a formula do seu antecessor. Singles como Krafty e Jetstream foram muito bem recebidos. A banda passou recentemente em tournê pelo Brasil e Peter Hook já afirmou que há músicas suficientes para um novo disco.

Suposto fim da banda e saída de Peter Hook

Em 2007 Peter Hook anunciou sua saída e o fim da banda. Após conflitos com Bernard e Stephen, que afirmam que a saída de Hook não significa o fim da banda, que continua em atividade.

O NewOrderOnline, site com suporte da banda, noticiou que de acordo com "uma fonte próxima da banda," "as notícias sobre o fim são falsas... O New Order continua a existir, ao contrário do que [Hook] diz [...] Peter Hook pode sair, mas isso não significa o fim do New Order."

Em 20 de Julho de 2007, Morris e Sumner noticiaram que o New Order continua a trabalhar sem Hook, expressando sua posição sobre o assunto do fim da banda. A nota oficial informa: "Após 30 anos em uma banda estamos muito desapontados que Hooky decidiu ir a público e anunciar unilateralmente que o New Order acabou. Nós esperávamos que ele conversasse conosco antes de qualquer coisa. Ele não fala pela banda toda, de qualquer forma, podemos apenas assumir que ele não quer mais fazer parte do New Order."

Fatos

Apesar do disco Movement possuir ainda um forte rescaldo do som depressivo e monolítico do Joy Division, o grupo começou a investir mais seriamente com a música eletrônica. Por conta dessa mudança de direcionamento musical, que aconteceu muito gradualmente, grande parte do público considera a morte de Ian Curtis como o marco que separa radicalmente os dois grupos, Joy Division e New Order. No entanto, é necessário fazer duas ressalvas. A primeira: algumas canções do Joy Division, como "She's Lost Control", "As You Said" e "Isolation" já introduziam experimentações eletrônicas, antecipando os caminhos que mais tarde seriam seguidos pelo New Order. A segunda: foi Ian Curtis quem introduziu Bernard, Peter e Stephen, ainda no Joy Division, ao rock eletrônico do Kraftwerk, ao Krautrock, à trilogia pop-eletrônica de David Bowie (os álbuns "Low", "Heroes" e "Lodger") e aos trabalhos de Brian Eno. Portanto, pode-se dizer que o New Order nasceu virtualmente no Joy Division.
 










Information Society

O Information Society, abreviadamente InSoc, surgiu da união de um grupo de estudantes de Minneapolis, em 1981. Paul Robb, Kurt Harland, James Cassidy e Amanda Kramer tinham um gosto em comum por música e pelas pistas da época. Os primeiros ensaios da banda surgiram em 1981. Em 1982, lançam um EP com cinco músicas, o primeiro contato "real" com o mundo da música. Entre 83 e 84, lançam um mini-LP chamado Creatures of Influence, que pouquíssima gente ouviu e é objeto raro nos dias de hoje, devido a baixíssima tiragem. Segundo o próprio Paul, o disco foi um fracasso comercial porque o InSoc tentou fazer um som "difícil" demais.


Após o primeiro "susto", o InSoc lança em 1985 um compacto com uma das músicas já lançada anteriormente: Running foi sucesso absoluto das pistas da época e foi esta música que colocou o InSoc no cenário technopop da época. Fizeram uma excursão por diversos lugares nos EUA em 1986, e assinaram um contrato com a gravadora independente Tommy Boy em 1987. Lançam o álbum Information Society em 88, que, obviamente, possuia a música Running. Porém, a música que se destacou no álbum foi What's on Your Mind, alcançando 3a posição nas paradas. Com estas duas músicas, o álbum alcançou o Top 5 entre os mais vendidos. Daí pra frente, foi aberto caminho para a música Walking Away disparar, que chegou ao Top 9. Repetition, a primeira balada romântica, estourou nas rádios brasileiras em 89, embora sem grande destaque no exterior. Receberam o título de revelação pela revista Rolling Stone e música do ano pela revista Spin. Em agosto de 89, fazem vários shows no Brasil, com teclados de Sally Berg. Com estes shows, o InSoc vira mania nacional.


Em outubro de 1990, lançam o álbum Hack, um pouco diferente do primeiro álbum. O InSoc se aproveitou do auge dos samplers e colocou todo tipo de som entre as faixas do álbum, bem mais do que os sons de Star Trek, usados no primeiro álbum (que por sinal, chegou a gerar problemas com a Paramount Pictures devido a direitos autorais, e foi solucionado com a liberação do material pelo filho de Leonard Limoy (Spock)). A primeira música de trabalho é Think, que chegou ao Top 30 nos Estados Unidos. How Long é o segundo hit do álbum, seguido de Slipping Away, outra balada romântica (que só tocou no Brasil), em 1991. Outra música deste álbum que tocou bastante no norte do país e no Rio de Janeiro foi Come With Me. Em janeiro de 1991, participam do Rock in Rio. Em agosto do mesmo ano, participam de uma super-turnê, percorrendo 25 cidades, a maior já realizada.

Lançado em outubro de 1992, o álbum Peace & Love, Incorporated adquire um som diferente, mais adaptado ao som da época. O primeiro sucesso é a música com o nome do próprio álbum. Infelizmente, depois desta música, apenas a balada Cry Baby chegou a tocar nas rádios e em uma novela da Rede Globo em 1993. No final de 1993, a banda sumiu, devido a alguns desentendimentos gerado pela mudança de som no mundo da música. Paul, com traços mais eletrônicos queria trabalhar em música mais "elétrica", James não tinha uma opinião própria quanto ao tipo de som. Já Kurt queria trabalhar em uma música mais industrial, estilo Gary Numan, puxando um pouco para o lado Front Line Assembly e bem de longe ao Nine Inch Nails.

No meio de 1993, o InSoc vem ao Brasil fazer seu suposto "último show". A partir do final de 1993, a banda se separa. Paul começa a trabalhar em projetos independentes e a produzir novas bandas. James se desligou do mundo da música e começou a trabalhar numa fábrica de salsichas. Kurt começou a criar músicas para vídeo game. Em 1994, Kurt compra o nome da banda e direito sobre as músicas e começa a trabalhar em seu projeto do "novo InSoc".

Embora sumido das rádios a partir de 94, o InSoc (entenda Kurt) começou a trabalhar nas novas músicas. Em 1995, a Internet começou a unir os fans de todo o mundo, através do NewGroups. Em 1996, era lançado o site InSoc.org, mantido posteriormente pelo próprio Kurt. Ainda em 1996, um misterioso show do InSoc rolou aqui pelo Brasil, com praticamente nenhuma divulgação nas rádios. Em 1997, o novo álbum Don't Be Afraid é lançado com um ar muito mais "dark", industrial. O álbum chegou ao Brasil somente em 99. Infelizmente, nenhuma música do novo álbum foi sucesso nos Estados Unidos, embora uma música, Are 'Friends' Electric, tenha tocado um pouco nas rádios americanas. O álbum deveria vir para o Brasil em 1998, porém, devido a grande diferença do som original, o lançamento foi atrasado.


Apenas em 1999 que o InSoc retorna um pouco à lembrança dos brasileiros. Uma versão da música Closing In é remixada por DJs brasileiros e toca em algumas rádios de São Paulo. Mais adiante, em abril, uma regravação feita pelo Kurt da música Express Yourself (de Madonna) para um álbum de tributo americano toca bastante apenas no Rio de Janeiro. Ainda nesta época, é lançado um álbum de tributo ao InSoc com o nome de InSoc Recombinant, lançado alguns meses depois também no Brasil. Kurt grava músicas de tributos a Madonna, Prince e U2. Em 2000, é lançado o álbum Strange Haircuts, o primeiro the best of oficial do InSoc (mundial), incluindo três remixes, com lançamento no Brasil pela Sum Records (que também relança os dois primeiros álbuns).

A partir de 2001, Kurt envolve-se muito na produção de músicas para jogos na empresa Crystal Dynamics, e desde então nenhum projeto novo com o nome InSoc aparece.

Paul, desde 1994, continua produzindo bandas ocasionais, projetos musicais, criando comerciais e fazendo participações inclusive na trilha sonora de South Park. Em geral, atuando como produtor sem um contato direto com o público. James desde sua saída do InSoc, abandonou a cena musical para trabalhar com seu pai inicialmente, e depois fazendo faculdade de ciências do solo, vida selvagem e pesca, prosseguindo com seus estudos, além de participar de teses e projetos na área.








ERASURE – BIOGRAFIA

No cenário internacional de bandas musicais, uma das mais influentes no sinthypop, surge em 1985 ERASURE: Formada por Vince Clarke (Teclados, sintetizadores, violão, guitarra e programações) e Andy Bell (vocal).




Vincent John Martin- (Vince Clarke) nasceu em Basildon/Essex (Inglaterra) em 03/07/1960. Sua carreira teve início em 1979 com a banda Composition Of Sound ao lado Andrew Fletcher, logo após juntaram-se a Martin Gore, e em seguida David Gahan começa a participar do grupo nos vocais transformando o Composition of Sound em Depeche Mode, que quer dizer em francês “Moda Passageira”.Em uma apresentação em um pub londrino o então dono do selo independente MUTE Daniel Miller assistiu o Depeche Mode e viu ali um futuro, contratanto o grupo. Speak and Spell foi o primeiro álbum do Depeche e trazia o hit: Just Can´t Get Enough, composta por Vince Clarke, que é sucesso até hoje. Em dezembro de 1981 Vince Clarke deixa o grupo devido a uma feroz batalha de egos com seus colegas de banda “Todos achavam que o sucesso era por sua causa” disse Vince Clarke sobre sua saída, o Depeche Mode segue até hoje mas para Vince Clarke realmente foi uma “Moda Passageira”.



Ao ler um anúncio em um jornal requisitando músicos de rhythm & blues, surpreendentemente Vince Clarke não teve dúvidas, se apresentou com seus teclados e sintetizadores à Alison Moyet, assim formaram o Yazoo. Chegaram ao Top ten Britânico e parada Dance Americana com diversos singles que até hoje são fonte de inspiração para quem faz música baseada na eletrônica; Don’t Go, Situation, Only You, Good Times, Nobody’s Diary entre outras dominaram as pistas entre 1982 e 1983. Com o Yazzo, Vince Clarke gravou dois Álbuns: Up Stairs At Eric’s de 1982 e You And Me Both de 1983, ambos com muito êxito na parada britância. Mas a parceria durou até ai somente. “Alison não gostava do que estávamos fazendo, o que acabou com nosso relacionamento” (Vince Clarke).



Como curiosidade Vince quando saiu do Depeche Mode, antes de formar o Yazoo com Alison Moyet, ofereceu a música Only You para o Depeche

gravar. Vince falou com Andrew Fletcher e Martin Gore um dia que se encontraram nos corredores da gravadora MUTE porém os dois acharam que não

era legal para o Depeche Mode, depois a música se tornou um dos maiores hits do pop eletrônico com o Yazoo.



Vince Clarke segue então seu caminho e tenta fazer ao lado de Eric Radcliffe um projeto de música pop eletrônica com vocalistas convidados chamado The Assembly. O plano não dá certo. “Ficava difícil encontrar a pessoa certa para os vocais” (Vince Clarke). Após o término do efêmero The Assembly, Vince Clarke tem outra idéia em mente.

Em 1985 Vince Clarke coloca um anúncio no jornal inglês especializado em música: Melody Maker procurando um vocalista, entre os que responderam o anúncio Vince Clarke escolhe Andrew Ivan Bell (Andy Bell) o 42º a ser ouvido, estava assim formado o Erasure.

Andrew Ivan Bell, nasceu em Peterborough (Inglaterra) em 25/04/1964. No início dos anos 80, Andy participava da banda The Void, no qual ficou pouco tempo, depois disso, Andy e o baixista da banda formaram outro grupo, chamado Dinger (apelido de Andy), que também não durou muito tempo, apesar de terem gravado um single.



Vince Clarke escolheu a música Who Needs Love Like That para fazer o teste com os vocalistas que atenderam ao anúncio. Música esta, faria parte do primeiro álbum da banda. Vince resolveu bancar o primeiro single da dupla, a música não poderia ser outra: Who Needs Love Like That, que foi um fracasso, 55º lugar na parada britância. Vince não tinha tanta motivação e dinheiro para continuar bancando o grupo, pois depois de um fracasso, seria muito difícil vender um álbum. Mesmo assim, arriscou, apostou tudo em mais dois singles: Heavenly Action 100º lugar na parada britância e Oh L´amour, que apesar de ser apenas nº 85 na parada inglesa estourou em todas as FM´s da europa e no Brasil com sua versão ao vivo. Apesar do fracasso dos singles nas paradas , o primeiro álbum Wonderland (1986) foi lançado atingindo a modesta 71º lugar na parada do Reino Unido com a revista Sounds fazendo a seguinte resenha: “A combinação entre um arrogante ex-futurista e um escandaloso cantor de acampamento pode não ser um recipiente para sucesso, mas estranhamente, era um golpe de mestre".



Em 1987, Vince e Andy dão mais uma cartada, lançam o álbum The Circus e as coisas começam a melhorar. O trabalho chega a 6ª posição na parada inglesa, o primeiro single tirado do álbum “Sometimes” atinge a 2ª colocação no Reino Unido o duo intercala apresentações na Europa e Grã Bretanha com a abertura de Shows para o Duran Duran nos EUA, seguem-se mais 03 singles tirados de The Circus, “It Doens’t Have To Be , 12º lugar na parada, “Victim Of Love” 7º lugar e “The Circus” 6º lugar. Ainda em 1987 Erasure lança um álbum duplo chamado “The Two Ring Circus” contendo versões remixes de músicas do álbum The Circus, bem como versões orquestradas e ao vivo de músicas dos dois primeiros trabalhos do duo.

Porém foi em 1988 que a carreira do Erasure começa a crescer e aparecer, lançam The Innocents álbum que chega a 1ª colocação na para da britânica, e nove meses após ter saído da parada retorna ao primeiro posto um feito e tanto, dele são extraídos dois singles: A litlle Respect e Chains Of Love que apresentam aos EUA o que o resto do mundo já conhecia uma música eletrônica inspirada sem ser fria, porém, dançante, no intervalo após The innocents e o inicio da tour do mesmo nome Erasure lança o EP “Crackers International” que continha o Hit clássico Stop! Crackers chega ao 2º lugar na parada britânica e cria o cenário perfeito para o Erasure sair em tour lotando Arenas e Estádios pelo mundo todo.



Em 1989 o Erasure apresenta seu quarto álbum “Wild!” nº 01 novamente na parada inglesa contendo os hits “Blue Savannah” música mais tocada nas rádios do mundo em 1989. “Drama”, que levou um comentarista a dizer que "Andy parecia um cachorro parindo, mas que não deixa de ser uma gravação triunfante." provavelmente a parte mais triunfante desta gravação seja que os roqueiros Jim e William do The Jesus and Mary Chain foram convencidos a fazerem os vocais de fundo na parte gritada do coro e “Star” arrebatam as paradas em todo planeta. Neste ponto, Erasure estava se apresentando em shows de grande proporção. Vince e Andy usavam roupas espaciais prateadas , enquanto que o cenário era de uma floresta cheia de assustadoras plantas. A reputação dos dois de darem shows ao vivo de grandes dimensões estava para crescer durante os próximos 5 anos. O tamanho do cenário de palco estava para ser um problema em Tokyo em 1990, no entanto, enquanto os dois estavam inocentemente apreciando uma refeição num restaurante de estrada, um terremoto levou ao colapso todo o cenário. Verdadeiramente, claro, Vince continuou sem ação e aparentemente despreocupado com todo o contratempo, em Nova York, o show do Erasure no Madison Square Garden vendeu todos os bilhetes em 2 horas. No final dessa, altamente interessante turnê mundial, Erasure tocou diante de uma platéia de 60 mil pessoas no Milton Keynes Bowl em Londres, com Andy vestido de diabo com um par extra de chifres. O palco estava ficando mais engraçado com a adição de um caracol inflável, Ernie. Wild Tour passou pelo Brasil em 1990 com shows em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. No mesmo ano no British Awards, Erasure é eleito o grupo do ano de 1989.



Após um intervalo de dois anos do lançamento de Wild! Erasure volta a carga em 1991 lançando “Chorus” nº 01 na parada Britânica álbum sem precedentes na música pop eletrônica mundial Vince Clarke usa apenas sintetizadores analógicos e antigos no trabalho elevando o seu som e confirmando ser um ícone da música eletrônica. “Chorus”, “Love To Hate You” e “Breathe Of Life” singles de Chorus atingem o top 10 britânico. Antes de sair em tour Erasure lança em 1992 um EP com Quatro Covers do ABBA, intitulado ABBA-esque que atinge o 1º lugar também, começa então a Phantasmagorical Tour um espetáculo com inúmeras mudanças de cenário e de figurino com muitos bailarinos no palco, Vince Clarke pilotando um tanque de guerra lotado de sintetizadores, enfim, algo ainda não visto na música eletrônica em matéria de espetáculo ao vivo, o Show não havia sido feito para Arenas, Erasure se apresentava apenas em casas de espetáculo o que os fez quebrar um recorde, nunca nenhum grupo ou artista pop tinha lotado por 20 noites seguidas o Hammersmith Odeon (casa de shows tradicional em Londres) a tour seguiu por toda Europa e EUA, infelizmente não chegando a América do sul e tão pouco ao Brasil.

Em 1992 é lançada a coletânea “Pop!! 20 Hits “ que chega ao nº 1 na parada, no Brasil ela virou em vinil Pop! Em 1994 o Erasure lança o álbum “I Say, I Say, I Say” que alcança o 1º posto mais uma vez na para britânica, os single “Always”, primeiro lançado do I Say, I Say, I Say, virou o mais bem sucedido do Erasure nos Estados Unidos e um dos maiores hits em 1994, de acordo com as paradas e “Run To The Sun” que atinge o Top 10, a sonoridade muda neste trabalho com músicas mais lentas, não fazem tour para divulgar este lançamento e “I Say...” era apenas o prenúncio do que viria pela frente em matéria de musicalidade.



Chega então o ano de 1995, completando 10 anos de carreira nada mais justo que um álbum intitulado simplesmente “ERASURE”. Uma surpresa para os fãs e para o mundo da música em geral em “ERASURE” a banda não mostra canções de 3 minutos com melodias mais simples e som dançante, pelo contrário, o álbum contém músicas longas, a mais curta tem 5 minutos, o clima viajante está presente do inicio ao fim, melodias elaboradas que levaram O The Guardian descrever o single "Stay With Me" como "mais bonito do que este mundo merece." Desse trabalho também saíram como single Finger & Thumbs (Cold Summer's Day), que foi tirado da trilha sonora que eles haviam feito para o filme Cold Summer's Day. Em 1996 lançaram Rock Me Gently, esta música em especial tem 10 minutos, sendo a sua maior parte apenas com Vince tocando sons bem interessantes, usando canto de baleias em meio as remixagens. Ironicamente o trabalho mais bem elaborado de todos do Erasure não foi um sucesso, porém ainda assim atingiu o top 20 britânico, mas era o aviso de tempos ruins nas paradas que estavam por vir.



“Cowboy” de 1997 trás o Erasure novamente a músicas curtas, dançantes e de melodias que grudam no ouvido junto a isso voltam ao Top 10 com o Álbum alcançando o nº10 na parada britânica, “In My Arms”, “Don’t Say Your Love Is Killing Me” e “Rain” são os singles, prossegue a eles a “Cowboy Tour” com passagem pelo Brasil em 1997 Show no festival Close Up Planet em Curitiba, São Paulo e uma apresentação junto a David Bowie no Teatro Metropolitan no Rio de Janeiro.



Erasure seguia fazendo grandes trabalhos, belas músicas, mas o mundo do Show Bussiness da indústria fonográfica esse havia mudado muito no decorrer do tempo, haviam outros interesses de divulgação e o Erasure começou a sumir das paradas injustamente, apesar de sua grande legião de fãs.

Após 03 anos sem lançar um álbum, em 2000 surge “Loveboat” uma mistura de som acústico com eletrônica que fez muitos fãs torcerem o nariz, até hoje o pior rendimento do Erasure na parada , depois de Wonderland o primeiro álbum, o trabalho consegue apenas a posição de nº45 na parada inglesa e só rendeu um single “Freedom”, não fazem tour para divulgar Loveboat apenas apresentações esporádicas acústicas em rádios e tvs. Ainda em 2000 lançam o EP Moon And The Sky contendo a faixa título e outras versões acústicas de velhos sucessos e de músicas de Loveboat.

O ostracismo parecia ter tomado conta do Erasure, 3 anos sem nada de lançamento, Andy Bell juntamente com o produtor Gareth Jones estava planejando um álbum solo somente com covers, Vince se interessou pelo projeto e no final virou um álbum do Erasure, “Other Peolple Song’s” de 2003 que atinge o Top 20. Ao contrário do que qualquer grupo pop faria, o Erasure não escolheu músicas de forte apelo popular para fazer as covers e sim velhos sucessos dos anos 60 e do início dos 70, tal sacada inteligente os levou novamente ao top 10 com “Solsbury Hill” cover de Peter Gabriel, primeiro single do álbum, seguiu-se “Make Me Smile” top 20 também e uma tour que desde 1997 não ocorria, os shows ficaram limitados ao Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e EUA, Erasure começava a voltar a forma.



Hit’s the very Best de 2003 trazia uma coletânea dos maiores sucessos do grupo rendeu como single uma nova versão de Oh L’amour e um dvd duplo contento os vídeos promocionais de todos os singles lançados pelo duo, “Hit’s” tanto o cd como o DVD atingiram Top 20.

Após mais dois anos mais um álbum “Nightbird” de 2005 mostra que o Erasure estava trilhando firme e forte o caminho dos charts o single “Breathe” nº 04 na parada mostrava isso, seguiram-se “Don’t Say You Love Me “ top 20 e “Here I Go Imposible Again” top 30. Mais uma tour de sucesso por Europa e EUA, nada de Brasil novamente, foi lançado um DVD “Live in Cologne” que registra Erasure ao vivo divulgando Nightbird.



Como sempre o Erasure é cheio de surpresas e em 2006 é lançado “Union Street” um álbum contendo apenas versões acústicas com levada country para músicas antigas que não viraram singles com exceção de “Stay With Me” seguindo ao lançamento do álbum saíram em Tour pela primeria vez na carreira com uma banda tocando junto à dupla, rendeu a Tour que percorreu Europa e EUA, um DVD chamado “On The Road To Nashville” e um Álbum duplo ao Vivo gravado em Londres. Apesar de não ter êxito na parada de “Union” brotou um EP intitulado “Boy” contendo versões acústicas da musica título e de “Cry So Easy” bem como um instrumental eletrônico de Vince “Jacques Cousteau”.



Light At the end of the world (2007) neste album a dupla retorna ao pop eletrônico conservando a sonoridade dos 80´s. “I Could Fall in Love With You” (primeiro single do álbum) tem sido muito elogiado pela critica americana por atualizar o som do grupo e não dever nada aos antigos hits, segue-se ao lançamento do trabalho uma participação na True Collors Tour em beneficio dos direitos humanos ao lado de Cindy Lauper e outros grandes nomes dos anos 80, após o Erasure segue em sua própria tour pelos EUA, México, América Central e Europa, grava um DVD que está para ser lançado do Show em Londres no tradicional teatro Royal Albert Hall, bem como um cd do show.



Erasure anuncia após o fim desta tour uma parada de 2 anos, mas Vince Clarke não pára, fará cinco apresentações no Reino Unido voltando a ativa com o Yazoo, 03 espetáculos já estão com ingressos esgotados. Existem planos de um álbum apenas com canções infantis, mas o Erasure não confirma a data de lançamento. De certo, apenas a participação no álbum de natal do desenho Sherek dos estúdios Walt Disney.












Banda Metro - A Mistura do Pop Rock e New Wave nos Anos 80

Metrô foi uma banda brasileira de new wave e música pop formada em 1979 por cinco amigos/alunos do Lycée Pasteur na Vila Mariana na cidade de São Paulo


Formado por Virginie (voz), Alec Haiat (guitarra), Yann Lao (teclados), Xavier Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria) - todos eles franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil -, a banda ficou conhecida na primeira metade da década de 1980, com um som que misturava influências de tecnopop e new wave com letras ingênuas cantadas num português levemente carregado de sotaque, obteve enorme sucesso nas paradas brasileiras através de várias canções de seu LP de estreia Olhar, "Beat Acelerado", "Sandalo de Dândi","Johnny Love", "Ti Ti Ti" e "Tudo Pode Mudar".

A banda nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") (com inumeras formações, Otavio Fialho, Marcia Montserrath, Marcelo Zimberg, Freddy Haiat, Eli Joory, Mike Reuben, Deborah Srour, Helcio Muller, Vera Figueiredo entre outros) influenciados pelos anos 60 e 70 (Beatles, Tropicália, Novos Baianos, Rita Lee, Pink Floyd, etc). Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1984. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção de varias gravadoras entre elas a CBS Records, que os contratou. A Gota mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o estilo rock progressivo e adotou uma linha mais pop rock, influênciados pela "new wave" (Blondie, Talking Heads, Laurie Anderson e Rita Lee)

No final de 1984, o grupo gravou um compacto, com a música "Beat Acelerado", que obteve grande sucesso no Brasil. Em 1985, lançaram o LP Olhar. O grupo também participou da trilha sonora do filme brasileiro Rock Estrela, dirigido por Lael Rodrigues e Areias Escaldantes de Francisco de Paula. Nesse período outras músicas do grupo também fizeram grande sucesso no Brasil, como Tudo pode mudar (conhecida popularmente como No balanço das horas devido ao seu refrão) e Johnny Love.

O grupo passou a realizar inumeros e gigantescos concertos por todo Brasil (60 mil pessoas em Belem). O excesso de shows e de exposição, somadas as pressões comerciais, desgastaram a banda. No auge do sucesso, a cantora Virginie foi despedida deixando o Metrô em abril de 1986.

Convidaram então Pedro (d´Orey) Parq, ex-vocalista do grupo de rock português Mler If Dada, para substituir Virginie. Em 1987, lançaram o LP A Mão de Mao, álbum considerado "Cult", adorado e odiado por muitos. Virginie se juntou entao ao revolucionário compositor da "vanguarda paulista" Arrigo Barnabé (autor de Clara Crocodilo) tocando juntos em festivais e gravando uma obra inédita. Em 1987 formou uma nova banda, "Fruto Proibido", que lançou em 1988 apenas um álbum Crime Perfeito, acompanhada de musicos excelentes. Os outros cinco "Metrôs" se separaram em 1988.

Yann foi convidado por Rita Lee e Roberto de Carvalho para assumir os teclados e foram pra Europa (Montreux Jazz Festival) etc. Alec e Xavier passaram a tocar com Kiko Zambianchi. Dany fez alguns shows com Nau (Vange Leonel, Zique, Beto Birger) (CBS) e com Okotô (André Fonseca, Cherry Taketani, Xavier, Andrei Ivanovic).

Em 1990 Yann e Dany foram para Bruxelas Europa onde formaram "The Passengers" (com Diako Diakoff e Denis Moulin) em 1992 lançando CD homônimo e fazendo vários shows pela Bélgica e França. Virginie casou-se com um diplomata e mudou-se para Namibia, depois Moçambique, Montevidéo e hoje vive em Madagascar. Anos depois, todos (com exceção de Virginie e Pedro D´Orey) voltaram ao Brasil.

Em fevereiro de 2002, Virginie, Dany e Yann se encontraram no Rio de Janeiro e lançaram um CD independente gravado totalmente de forma artesanal com apenas um microfone e um Pro Tools (BD Produções) em novembro o CD Déjà-Vu. distribuido no Brasil pela Trama e na Europa por Different World[1], com grande repercussão, que incluía composições inéditas e ainda regravações dos hits "Beat Acelerado" e "Johnny Love", além de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso) e "Mensagem de Amor" (dos Paralamas do Sucesso). O álbum ainda teve as participações especiais de Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Wally Salomão, Otto (ex-Mundo Livre S/A) e de Preta Gil, entre outros.

Xavier participou de algumas gravações (Achei Bonito, Johnny Love). Em 2003, Dany e Virginie convidaram o jovem tecladista Donatinho (então com 17 anos), e o guitarrista gaucho André Fonseca (Patife band/Titãs/Okotô/Inocentes) e que havia participado de Déjà-Vu para um tour que passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Moçambique, Londres, Paris e Lisboa.


Atualmente Virginie Manent vive em Madagascar. Alec e Yann gravaram algumas músicas para trilha do filme de Beto Brant "O Invasor" Alec produziu (e tocou) por três anos a cantora paulista Céu. (sendo compositor de várias musicas de seu primeiro CD entre elas "Menino bonito"). Gravou tambem com Otto (Trama) e hoje toca no "Paris Texas".

Yann Lao passou os últimos anos tocando e gravando com PR5 (Paulo Ricardo e PA Pagni ex RPMs).

Dany Roland produziu e gravou ao lado dos bateristas Domenico Lancellotti (+2/Mulheres q dizem sim/Orquestra Imperial...) e do frances Stephane San Juan (Amadou et Marian/Orquestra Imperial...) "Os Ritmistas" (Dubas/NRT). Faz trilhas para filmes, teatro, desfiles e enventualmente toca como DJ. Compos com Palumbo a obra > Pour toujours a jamais < para 7 Bienal do Mercosul (2009). Produziu o novo trabalho de Chelpa Ferro a ser lancado em 2011.

Xavier virou "chef" e tem um excelente Bistrot frances em São Paulo (La Tartine).

Pedro d Orey vive em Paço de Arcos. No regresso a Portugal trabalhou com Nuno Rebelo na trilha sonora de uma peça da coreógrafa Aldara Bizarro, trabalhou com o músico Marco Franco em apresentações no Monumental aquando do ciclo sobre "Os Mistérios de Lisboa", fez parte dos Cães de Crómio e andou algum tempo com o projeto Amar UQ Amar UQ?. Em 2003 lançou um disco com o projeto Wordsong, dedicado ao poeta Al Berto. Depois, lançaram um novo trabalho que combina a música e o vídeo em torno das palavras de Fernando Pessoa.


Fonte : Pt Wikipedia e Trash 80s






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