Infancia e Arabesque
Sandra Ann Lauer nasceu na cidade alemã de Saarbrücken, perto da fronteira com a França. O pai, Robert Lauer, é francês, e sua mãe, Karin Lauer, é alemã. Sandra também teve um irmão mais velho, Gaston (falecido em 1995), que foi um paraplégico. Seu pai era dono de uma loja de vinhos em Saarbrücken e sua mãe trabalhava em uma loja de sapatos. Sandra mostrava um interesse precoce pela música e dança. Começou a aprender balé clássico aos 5 anos de idade e teve aulas contínuas por 10 anos. Quando ela tinha 10 anos, ganhou um violão e teve aulas com um professor.
Em 1975, aos treze anos, Sandra visitou uma competição em Saarbrücken, chamada "Young Star Festival", onde novos talentos para a indústria da música foram sondados. Ela não estava realmente fazendo parte do concurso, mas apenas sentada na platéia. Quando todos os candidatos terminaram suas apresentações e o júri estava discutindo os resultados, ela disse à mãe que tinha de ir ao banheiro público. Se levantou, caminhou até o palco, convenceu o DJ a colocar sobre a versão cover de uma canção de Olivia Newton-John, pegou o microfone e começou a cantar.
Ajudada pelo reconhecimento recém-adquirido, lançou o single "Andy Mein Freund", uma canção sobre um cachorro de estimação. O single, porém, foi mal posicionado nas paradas, dominadas pela disco music, e ela se retirou da cena musical por alguns anos.
Em 1979 Sandra juntou-se ao Arabesque, um grupo composto por Michaela Rosa e Vetter Jasmine. Com a banda um novo período na vida de Sandra começa. Pela primeira vez, ela estava longe de sua família, aparecendo no palco e em programas de TV em países estrangeiros, dando entrevistas, fotos, e cantando em shows. Arabesque se tornou bem sucedido, e no décimo nono aniversário de Sandra, ela era uma estrela. Arabesque foi particularmente popular no Japão. Também obtiveram um êxito no Top 10 na Alemanha, com "Marigot Bay", em 1981. Depois de nove álbuns, as diferenças de interesses musicais e o fim da popularidade acabou resultando o final do grupo.
Sandra e Michael Cretu, estavam namorando, e se mudaram para Munique, onde Michael logo criou seu próprio estúdio, chamado "Data-Alpha", depois de uma canção de seu álbum solo Legionäre. Seu primeiro single juntos foi em 1984, "Japan Ist Weit", um cover da canção "Big in Japan", do Alphaville. A música conseguiu entrar em varias paradas, como o Top 20 Alemão e o Top 100 da Suiça.
A princesa do Pop
Sandra conseguiu um sucesso em 1985, com o single "(I'll Never Be) Maria Magdalena". Esta canção liderou as paradas em 41 países em todo o mundo, e alcançou o Top 10 em mais vinte países. Seu primeiro álbum, The Long Play (1985), alcançou o número 12 em seu país de origem. Permaneceu no Top 20 alemão durante 16 semanas, enquanto na Suécia "Maria Madalena" passou quatro semanas no número um. No Brasil foi tema da novela Selva de Pedra, da Rede Globo, e permaneceu em número 1, nos charts locais, por mais de 15 semanas. O seguinte single "In The Heat Of The Night" continuou o seu sucesso em todo o mundo, alcançando o número dois na Alemanha e os Top 5 na França e no Brasil. A música também ganhou o primeiro lugar no Festival de Música de Tóquio, em 1986.
Pouco depois do lançamento de The Long Play (álbum), Sandra se mudou para Londres por seis meses. Helena Shelen, uma instrutora de canto, que já havia trabalhado com artistas como George Michael e Paul Young ensinou inglês a Sandra. Nos fins de semana ela voltava para Munique para trabalhar em seu novo álbum.
Mirrors (Sandra) foi o segundo álbum de estúdio (lançado em Outubro de 1986) e reflete o contínuo desenvolvimento musical de Michael Cretu. Neste álbum, ele trabalhou mais como compositor e contou com cantores como Hubert Kemmler (que já era popular na Alemanha sob o nome de Hubert Kah). "Innocent Love" foi o primeiro dos quatro singles do álbum, entrando no Top 10 na França, enquanto o segundo single "Hi! Hi! Hi!" se tornava um sucesso no mundo inteiro. A balada "Loreen" foi o terceiro single, enquanto o electro-pop "Midnight Man" (com Michael Cretu cantando e aparecendo no vídeo da música) se tornou o quarto e último single do álbum.
Dois anos após sua estréia no mundo da música, em 1987, Sandra lança uma compilação de sucessos, Ten On One. Acompanhando a compilação, foi editada uma coleção de vídeos, dando aos fãs uma idéia de como era a vida privada e o dia-a-dia de Sandra. Sua versão de "Everlasting Love(Sandra)" foi um enorme sucesso, e pela primeira vez ela teve um sucesso na Billboard. O vídeo da música mostrou Sandra e um modelo masculino como diversos amantes de todas as épocas, como Adão e Eva, Bonnie e Clyde, Cleópatra e Marco António, entre outros. O segundo single do álbum, "Stop For a Minute", se tornou outro sucesso na Europa e foi escrito especialmente para a série de televisão alemã Tatort, onde ela apareceu cantando a música durante um dos episódios.
Em 7 de janeiro de 1988 Sandra se casou com Michael Cretu e mudou-se para a ilha espanhola de Ibiza. No mesmo ano, eles trabalharam em um novo álbum para Sandra. No mesmo ano lançaram Secret Land, afastando-se um pouco do Pop para um som mais misterioso e sedutor. Quatro singles foram lançados deste álbum. O primeiro single, "Heaven Can Wait (Sandra)" tornou-se um sucesso na França e na Alemanha, a faixa-título, "[[Secret Land]", se tornou o segundo single, entrando no Top 10 alemão. O terceiro single "We'll Be Together" foi outro hit no Top 10 alemão. "Around My Heart" foi o quarto single, atingiu o número 11 na Alemanha.
A versão remixada de Everlasting Love foi um hit nas paradas do Reino Unido, e também na Suécia, Filipinas, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Também nesse ano, Sandra partcipou do projeto "Artist United For Nature"'.
Discografia:
1985 The Long Play (álbum)
1986 Mirrors
1987 Ten On One
1988 Everlasting Love
1988 Into A Secret Land
1990 Paintings In Yellow
1992 Close To Seven
1992 18 Greatest Hits
1995 Fading Shades
1999 My Favourites
2002 The Wheel of Time
2003 The Essential
2006 Reflections - The Reproduced Hits
2006 Secrets of Love
2007 Reflections - The Reproduced Hits (Special Edition)
2007 The Art of Love
2009 Back To Life
Sandra - Maria Magdalena (I'll Never Be)
Ssndra Cretu - Hi Hi Hi (1986)
Sandra - Everlasting Love
Apresentação de Sandra - Everlasting Love (Peter's Pop Show 1987)
4 comentários:
25 de janeiro de 2011 às 06:08
"Maria Magdalena" tempo que eu era feliz e nao sabia kkkkk, otimo dj.
25 de janeiro de 2011 às 12:37
Verdade em amigão, haaa se eu tivesse uma maquina do tempo !!!!! kkkkk valeu pelo comentario.
26 de janeiro de 2011 às 14:29
Adoro as musicas dela.... muito linda e canta muito, eu tinha uns 7 a 8 anos que eu comecei a escutar essas musicas e ate hoje eu adoroooo !!!!.
28 de janeiro de 2011 às 05:37
Eu não lembro de ter visto algum clipe da Sandra... aquele tempo era meio dificil, o som no radio dominava mesmo, que tempo bom.
Postar um comentário